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Psicogênese da Língua Escrita
Priscila Maria Romero Barbosa Pedagoga, orientadora educacional e especialista em Educação Especial e Inclusiva Emilia Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram 108 crianças e seu funcionamento do sistema de escrita. Elas queriam entender como as crianças se apropriam da cultura escrita, criando a obra intitulada de Psicogênese da Língua Escrita , introduzida no Brasil por volta dos anos 1980 (Picolli; Camini, 2013). O fato de questionarem e considerarem o que as crianças sabem antes da alfabetização (da entrada na escola) modificou toda a forma de pensar da época, e ainda hoje tais ideias embasam muitos profissionais. Diversas práticas construtivistas foram lançadas no dia a dia da sala de aula por influência da Psicogênese da Língua Escrita (Picolli; Camini, 2013). Nessa obra, as autoras criticam os métodos utilizados para alfabetizaçã...
Reforço escolar Cantinho do Saber
Wanele Cabral Metodologia Cada pessoa aprende do seu jeito e possui necessidades, capacidades e ritmos próprios. As minhas aulas procuram ao máximo respeitar estas características. Para tanto, inicialmente, eu faço uma avaliação dos elementos citados acima, verificando assim as dificuldades, necessidades e a velocidade com que o aluno aprende. Tudo para determinar o foco e o ritmo das aulas. 1 Compreensão das reais necessidades e dificuldades do aluno, pois muitas vezes as dificuldades têm raiz na desmotivação, desconcentração ou desorganização do aluno. Estabelecimento de relação de confiança do professor com aluno e do professor com os pais.
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